Arabic arBengali bnDanish daGerman deGreek elEnglish enSpanish esPersian faFinnish fiFrench frHindi hiCroat hrIndonesian idItalian itHebrew iwJapanese jaKorean koLatin laMalay msDutch nlNorwegian noPolish plPortuguese ptRomanian roRussian ruSwedish svSwahili swThai thFilipino tlTurkish trUrdu urVietnamese viChinese zh

[24] Principais Doenças dos Cachorros.


O cão, de maneira geral, goza de boa saúde. Não é por acaso que a comparação "fulano tem saúde de cão" aparece no imaginário popular. No entanto, infância e velhice são as etapas em que o animal requer mais cuidados. As doenças que mais aparecem são a cinomose, a leptospirose, a hepatite contagiosa, a parvovirose e a coronavirose. Todas elas podem ser evitadas por meio de vacinas, administradas por um veterinário. Além disso, há os parasitas internos e externos que comprometem o bem-estar do cão.


Malamute do Alasca: grande habilidade em trenós.

Principais doenças dos cães.
A Cinomose - É uma virose semelhante à gripe humana que não contagia o homem, mas animais como o cão, o lobo, a raposa, o leão e o tigre, entre outros. O vírus é absorvido através das vias respiratórias ou digestivas. Fica alguns dias em incubação e depois se espalha pelo organismo, estabelecendo-se nos aparelhos respiratório e digestivo e no sistema nervoso. Os sintomas são: tremor, cansaço, tosse, temperatura muito elevada e olhos avermelhados. Como evitar - Vacina.

A Leptospirose - É uma infecção que pode ser transmitida por ratos e por sua urina, a chamada leptospirose ictero-hemorrágica, ou por água de pântanos. Sintomas - Abatimento geral, sede intensa, vômito e febre alta. Como evitar - Vacina.

A Hepatite - É uma infecção que ataca somente cães e raposas. O vírus da hepatite - por ser encontrado na saliva, urina, fezes e lágrimas do animal - é fácil de ser transmitido de um para outro e se aloja no fígado. Sintomas - Dores abdominais, diarréia amarelada, convulsões e febre. Como evitar - Soro anti-hepatite.

Pulgas, Piolhos, Carrapatos e Ácaros (sarna) - São parasitas externos c|ue se nutrem do sangue do cão. Sintomas - Coceiras. Como evitar - Lavar com freqüência o animal e desinfetar os lugares por onde ele passa. Em alguns casos de piolho, é aconselhável depilar o cão. Para carrapato (ele não pula), gotas de benzina ou petróleo em cima do parasita e remoção com pinça, ou mesmo banho com produtos específicos. Já a sarna requer banhos medicinais.

Os Vermes - São parasitas internos. Sintomas - Enterites, oclusões intestinais, sufocação dos filhotes, inflamações, intoxicações, vômito, diarréia, inapetência e prurido geral. Como evitar - O cão não deve ter contato com as fezes de outros animais, não beber água poluída e não comer alimentos estragados. Os tratamentos são feitos à base de vermífugos.

Índice:


Comentários:


Postar um Comentário

Escreva seu comentário